Brasil terá um representante do wushu moderno nos Jogos Mundiais de Cali

World-Games-Cali-2013

O atleta de taolu moderno da CBKW, Marcelo Yamada, representará o Brasil nos Jogos Mundiais de 2013 que serão realizados, de 25 de julho a 4 de agosto, na cidade de Cali, Colômbia.

Este evento é caracterizado pela presença de esportes reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional, que não fazem parte do programa olímpico, entre eles estão o wushu, punhobol, esqui aquático, patinação, boliche, squash, beisebol, o softbol e outros. Será a primeira vez que este evento acontecerá em um país da América do Sul.

As competições de taolu moderno e sanda estão programadas para os dias 2, 3 e 4 de agosto, sendo que no dia 1º terá um treinamento oficial para reconhecimento da área de competição. Entre os países que também estarão na disputa, estão China, Chile, Argentina, Colômbia, EUA, Canadá, Rússia, Polônia, Irã, França, Malásia, Japão, Vietnã, entre outros.

O atleta Marcelo Yamada, de Bauru/SP, será o representante do Brasil neste torneio competindo em nanquan e nangun. Ele foi convocado devido ao seu resultado no último campeonato Mundial oficial da IWUF, realizado na Turquia (2011), que seguindo os critérios do comitê organizador, realiza uma soma das notas obtidas nas duas categorias disputadas pelos atletas. Além dele, a atleta Samara Sampaio, de Brasília/DF,  também foi classificada, porém, por motivo de lesão não poderá participar dos Jogos.

Para Yamada, poder disputar um evento como este, desta magnitude, é mais um sonho realizado. “Espero competir bem para representar o meu país da melhor forma possível. Minha meta é dar o máximo de mim e por em pratica todo o treinamento realizado até esta competição”, comenta.