Wushu e os Jogos Olímpicos

Mantendo o ideal sublime do Movimento Olímpico, a Internacional Wushu Federation – IWUF sempre dedicou-se ao desenvolvimento do Wushu e a promoção do intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente, de modo que o Wushu pudesse contribuir para o desenvolvimento harmonioso da humanidade.

Já foram realizadas competições de Wushu nos Jogos Olímpicos em Berlim, em 1936 e o Wushu faz parte do Programa Oficial dos Jogos Asiáticos desde 1990. O maior desejo da IWUF era fazer com que as competições de Wushu fossem realizadas no mesmo palco dos outros Esportes Olímpicos, promovendo a diversidade da Cultura Olímpica.

Em 10 de dezembro de 2001 a IWUF apresentou a sua candidatura oficial ao International Olympic Committee – IOC. A aplicação da IWUF ganhou grande apoio do International Olympic Committee e o Wushu se tornou membro da família Olímpica. Na ocasião o IOC aprovou a realização de um Torneio de Wushu que seria realizado durante Jogos Olímpicos de Beijing 2008.

Atleta chinesa fazendo uma performance com espada

Atleta chinesa fazendo uma performance com espada

Foi exatamente o que aconteceu, de 17 a 24 de agosto de 2008, cerca de 128 atletas de Wushu de 43 países ficaram alojados na Vila Olímpica de Beijing e competiram no Beijing 2008 Wushu Tournament, evento realizado nas mesmas instalações dos outros Esportes Olímpicos.

Esta ação ajudou a promover a diversidade da Cultura Olímpica, enriquecer o Movimento Olímpico e levar adiante o Espírito Olímpico na comunidade do Wushu de todo o mundo.

Dr. Jacques Rogge presidente do IOC fazendo a premiação aos campeões

Dr. Jacques Rogge presidente do IOC fazendo a premiação aos campeões

Passo a passo a caminho das Olímpiadas:

Após o Wushu ter sido incluído, em caráter demonstrativo, no Programa dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008 e nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing 2014, também figuou na shortlist, lista com 8 modalidades na disputa para se tornarem modalidades oficiais no Programa Olímpico de 2020. Apesar de não obter êxito na disputa a IWUF amadureceu muito durante todo o processo de candidatura e se considera mais preparada para a campanha de 2024.

Mr. Thomas Bach atual presidente do IOC participando da Cerimônia de Premiação do 2014 Nanjing Youth Olympic Games – Wushu Tournament.

Em 2014, a CBKW também enviou uma delegação com dois jovens atletas para participar do 2014 Nanjing Youth Olympic Games – Wushu Tournament.

 

Mr. Thomas Bach atual presidente do IOC presente nas apresentações de Wushu do Nanjing 2014 Sports Lab

Mais informações sobre a competição de Wushu nos Jogos Olímpicos de Beijing, acesse o link abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Wushu_Tournament_Beijing_2008

Mais informações sobre a competição de Wushu nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, acesse o link abaixo:

http://www.iwuf.org/news/2014/1226/496.html

Apesar do Wushu ter se originado na China, ele pertence ao Mundo!