Wushu no Mundo

International Wushu Federation

A International Wushu Federation – IWUF é a entidade que organiza e promove a modalidade Wushu no mundo. Foi fundada em 3 de Outubro de 1990 e tem sua sede em Beijing, China e escritório em Lausanne, Suiça, dentro da sede do International Olympic Committee, desde 2012.

A IWUF foi aceita como Membro Oficial do GAISF na ocasião do 28° Congresso da General Association of International Sports Federations – GAISF, realizado em Mônaco, no dia 2 de outubro de 1994.

A deliberação para admitir a IWUF foi aceita na 109ª Seção do International Olympic Committe, realizado em 20 de junho de 1999 em Seul, Coréia do Sul. Em dezembro de 2001, a aplicação da IWUF obteve grande apoio do IOC e o Wushu tornou-se membro da família Olímpica. E, também em dezembro de 2001, a IWUF assinou um acordo com a World Anti-Doping Agency – WADA.

 

Em 2013 o Wushu foi incluído nos III Jogos da Lusofonia, evento realizado em Goa (2014) e continuará como modalidade oficial nos IV Jogos da Lusofonia a serem realizados em Moçambique, em 2017.

Em 2015 a International Wushu Federation – IWUF  formalizou parceria com a FISU e o Wushu foi incluído no Programa Oficial da 2017 Taipei 29th Summer Universiade, que será realizada em Agosto deste ano.

Os sucessivos presidentes da IWUF foram: Sr. Li Menghua, Sr. Wu Shaozu, Sr. Li Zhijian e, atualmente, o Sr. Yu Zaiqing, que também ocupa o importante cargo de Cice-Presidente do IOC. Em 27 anos de existência a IWUF realizou 14 Campeonatos Mundiais, 8 Copas do Mundo de Sanda, 6 Campeonatos Mundiais de Juniores, 7 Festivais Mundias de Wushu Tradicional,  2 Mundiais de Taijiquan e 1 Copa do Mundo de Taolu.