Wushu no Mundo

International Wushu Federation

A International Wushu Federation – IWUF é a entidade que organiza e promove a modalidade Wushu no mundo. Foi fundada em 3 de Outubro de 1990 e tem sua sede em Beijing.

A IWUF foi aceita como Membro Oficial do GAISF na ocasião do 28° Congresso da General Association of International Sports Federations – GAISF, realizado em Mônaco, no dia 2 de outubro de 1994.

A deliberação para admitir a IWUF foi aceita na 109ª Seção do International Olympic Committe, realizado em 20 de junho de 1999 em Seul, Coréia do Sul. Em dezembro de 2001, a aplicação da IWUF obteve grande apoio do IOC e o Wushu tornou-se membro da família Olímpica. E, também em dezembro de 2001, a IWUF assinou um acordo com a World Anti-Doping Agency – WADA.

Até o final do ano de 2011, a IWUF contabilizava 148 Federações Nacionais filiadas e 5 Federações Continentais. O Organograma da IWUF conta com um Comitê Executivo, um Comitê Técnico, um Comitê de Wushu Tradicional, um Comitê Médico, um Comitê de Atletas e um Comitê de Marketing e Desenvolvimento.

Os sucessivos presidentes da IWUF foram: Sr. Li Menghua, Sr. Wu Shaozu, Sr. Li Zhijian e, atualmente, o Sr. Yu Zaiqing. Possivelmente, em 2012, a IWUF ganhará uma sub-sede em Lausanne, na Suíça, dentro da sede do International Olympic Committee.

Em 22 anos de existência a IWUF realizou 11 Campeonatos Mundiais, 6 Copas do Mundo de Sanda, 4 Campeonatos Mundiais de Juniores, 5 Festivais Mundias de Wushu Tradicional e o 2008 Beijing Wushu Tournament, este último realizado no mesmo período dos Olímpicos de Beijing 2008.