CBKW realiza reunião com a ABCD reforçando campanha contra o uso de doping

Notícia ABCD (1)

A CBKW (Confederação Brasileira de Kungfu Wushu) se reuniu com representantes da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), na ultima sexta-feira, dia 17/6, na sede da entidade em Brasília. O encontro teve como objetivo estreitar relações entre ambas e reiterar o apoio a campanha “Atletas Limpos” e o Controle de Dopagem nos eventos oficiais da CBKW. 

O presidente da CBKW, Marcus Vinicius Alves, o coordenador de wushu universitário, Ernesto Jova e o presidente da Federação de Wushu do Distrito Federal, Daniel Dionísio, estiveram com a diretora de relações institucionais, Sra Martha Dallari e o coordenador-geral de integração com entidades esportivas, Sr. Rafael Pinski, que esclareceram como funciona todo os processos de Controle de Dopagem nos atletas de alto rendimento. Já a CBKW falou sobre a estrutura da entidade e como funciona todo o processo seletivo dos atletas. Além de apresentar o Calendário de Treinos Oficiais e das Competições Nacionais e Internacionais, ainda deixou claro que a CBKW quer corroborar com a ABCD na campanha contra o uso de substâncias ilícitas no esporte, mesmo não tendo nenhum caso registrado com seus atletas.

“Estamos sempre orientando nossos atletas, técnicos e dirigentes quanto às substâncias e aos métodos proibidos. A CBKW punirá com o devido rigor qualquer atleta que seja pego utilizando substâncias proibidas para melhora de sua performance”, comenta o presidente da CBKW, Marcus Vinicius Alves.

As consequências para os atletas que testarem positivo no exame antidoping, durante competições de wushu, serão diversas. No aspecto esportivo, o atleta será afastado dos treinos da seleção e competições – nacionais e internacionais – por tempo determinado pelo comitê disciplinar, bem como será destituído de eventuais premiações que tenha recebido.  As implicações administrativas  provocarão a suspensão de programas de suporte ao atleta, como o Bolsa Atleta do Governo Federal – para aqueles que são contemplados com este benefício -, e de ações oferecidas internamente pela Confederação.