Bem-vindo ao site oficial da CBKW

Modalidades – Shuaijiao

Shuaijiao é uma das vertentes mais antigas do wushu cuja história remete a data do surgimento das artes marciais chinesas. A modalidade tem suas bases fundamentadas nas técnicas de combate corpo a corpo desarmado, com foco total nas técnicas de projeções em competições. Existem diversos estilos de shuaijiao, no Brasil o mais popular é o baoding (kuaijiao), caracterizado pela velocidade na aplicação das técnicas. Sua prática se constitui no treinamento de técnicas de rolamentos, quedas, pegadas/esgrimas e projeções, associada ao uso de equipamentos específicos como faixas, bastões e sacos de areia.  O objetivo desta composição dos treinos é a melhoria das habilidades naturais, coordenação motora, força e condicionamento físico, sempre aliados ao aperfeiçoamento técnico.

Em competições, os combates acontecem em uma arena circular com diâmetro de 9m, demarcada ao centro de uma área de 12m de largura e 12m de comprimento para prover segurança aos atletas. O uniforme de treinamento e competição é um traje específico chamado jiaoyi, de cor branca com detalhes em vermelho ou azul, composto de uma jaqueta de manga curta, calça, faixa e calçado tipo bota com solado fino e macio.

As lutas de competição têm um tempo total de seis minutos, divididos em dois rounds de três minutos cada, com um intervalo de descanso de trinta segundos entre os rounds. A pontuação é determinada de acordo com a posição e parte do corpo que toca o solo, sendo que o lutador que aplicou a técnica pode receber entre um e três pontos por técnica bem-sucedida. A pontuação obtida nos dois rounds é cumulativa e não há indicação de vencedor de um round separadamente. Um atleta será declarado vencedor se obtiver maior pontuação ao final de uma luta, vantagem de oito pontos em qualquer momento de uma luta, ou se seu oponente for eliminado.

Fechar