Bem-vindo ao site oficial da CBKW

Modalidades – Taolu Esportivo

Taolu refere-se ao componente de prática de rotina definida (forma) de wushu. Uma rotina de taolu compreende um conjunto continuamente conectado de técnicas pré-determinadas coreografadas de acordo com certos princípios e filosofias para incorporar ataques e defesas característicos de um estilo. Estes incluem técnicas de mão, técnicas de perna, saltos, rasteiras, posturas, trabalho de pés, imobilizações, projeções, combate corpo a corpo e equilíbrios.


Tradicionalmente, as rotinas de taolu eram compiladas para preservar as técnicas e táticas de uma determinada linhagem ou sistema. Através de treinamento regular gradualmente melhoraria a flexibilidade, resistência, força, velocidade, equilíbrio e coordenação de um praticante, forjando uma identidade técnica. Taolu inclui rotinas individuais e em grupo, bem como rotinas de duelo com dois ou mais praticantes. Possui um conteúdo rico e diversificado, utilizando tanto técnicas de mãos livres quanto aquelas executadas com armas.

O wushu esportivo se desenvolveu a partir do wushu tradicional e é apresentado ao mundo na forma de um esporte atual de nível olímpico, uma combinação perfeita de práticas antigas e princípios esportivos modernos. Os atletas executam rotinas (de mãos livres ou com armas) com base em regras específicas, destacando suas capacidades atléticas. As rotinas são avaliadas por um grupo de árbitros que avaliam diferentes aspectos de uma performance, ou seja, a qualidade dos movimentos, a performance geral e o grau de dificuldade, e atribuem uma pontuação correspondente. O taolu esportivo é disputado em uma área específica de 8m x 14m, composta de espuma de alta densidade coberta por um tapete de baixa estática.

Fonte: iwuf.org

Fechar