Bem-vindo ao site oficial da CBKW

Modalidades – Wushu Tradicional

O wushu tradicional (comumente chamado de kungfu) é a raiz do wushu esportivo e tem uma história longa e diversificada. Como o wushu se originou na China, suas práticas tradicionais se desenvolveram e se espalharam por todo o território geográfico do país e absorveram características culturais, étnicas e filosóficas distintas das várias regiões da China.


 Originados da necessidade de autodefesa e sobrevivência, bem como uma arte de guerra, diferentes estilos e práticas surgiram, apresentando vários métodos, conteúdos, filosofias, táticas e técnicas oriundos dos milhares de anos de desenvolvimento do wushu. Enquanto em seu cerne o wushu tradicional é um método de ataque e defesa para combate, sua prática vai além da simples ideia de um meio para um fim e se tornou profundamente entrelaçada com legados de princípios éticos e morais. A prática do wushu tradicional visa preservar os princípios, métodos e legados de gerações anteriores que desenvolveram e se basearam nessas artes para a sobrevivência e melhoria da vida em geral.


 Os estilos e práticas de wushu variam muito, com alguns apresentando principalmente técnicas de mão, outros com foco em técnicas de perna e outros ainda com ênfase em combate corpo a corpo. Alguns se concentram em ataques e defesa, enquanto outros focam em promover e preservar a saúde e o bem-estar. O wushu tradicional também inclui uma vasta gama de armas tradicionais herdadas da era das armas frias, juntamente com métodos que foram preservados pelas gerações subsequentes. Com inúmeros clãs, escolas filosóficas, sistemas familiares e estilos, o wushu tradicional é diversificado e rico em conteúdo, com um componente físico profundo e complexo. Ele é praticado por pessoas de todas as esferas da vida, independente de raça, sexo, idade, classe social ou condição física, uma joia cultural e esportiva para as pessoas em todos os lugares.Fonte: iwuf.org

Fechar